Surpreenda seus clientes com o Vídeo Mail. Veja 12 dicas para  se destacar com esse simples e poderoso recurso de Vídeo Marketing

Surpreenda seus clientes com o Vídeo Mail. Veja 12 dicas para se destacar com esse simples e poderoso recurso de Vídeo Marketing

2017 é o ano do vídeo marketing. Conheça o Vídeo Mail, um recurso poderoso que irá impulsionar suas vendas e melhorar o relacionamento com seus clientes. 

Constantemente recebemos e-mails de nossos clientes (ou possíveis clientes) com perguntas, críticas, elogios ou até mesmo solicitando alguma informação importante por estar interessado em comprar seus produtos ou serviços. Estamos acostumados a sentar à frente do computador e escrever as respostas, quase que automaticamente (muitas vezes na base do ctrl+c ctrl+v). Muitas vezes nem percebemos, mas podemos estar perdendo algum contato importante, simplesmente por estarmos acostumados a agir da maneira mecânica e tradicional como antigamente, respondendo igual a nossos concorrentes, utilizando as mesmas propostas comerciais copiadas da internet e que o modelo muitas vezes é bem parecido com o da outra empresa que também está em comunicação com este mesmo cliente. Aí na hora que não fecha negócio fica se perguntando porquê não conseguiu fechar. É preciso inovar para vender mais. Um cliente, quando chega ao ponto de entrar em contato por email, whattsapp ou através das redes sociais, é provavelmente porque ele está interessado em comprar. E se não comprar o seu ele irá comprar de outro que mais lhe chamara atenção positivamente.

Pense bem, o mundo mudou, as formas de se comunicar também mudaram. O planeta está passando pela maior revolução tecnológica nunca antes imaginada. Um mero exemplo: Há dez anos atrás víamos nos filmes as conversas em vídeo através de celular e pensávamos que isso seria possível somente daqui a cem anos. Hoje, toda pessoa pode se comunicar através de chamadas por vídeo, qualquer pessoa pode realizar uma transmissão em vídeo ao vivo pra todo o planeta assistir, qualquer criança consegue gravar e editar um vídeo no seu celular. O mundo mudou, mas ainda não estamos acostumados  a tanta tecnologia que está em nossas mãos. Várias empresas estão sabendo capitalizar  essa tecnologia, e lucrando muito mais com isso. Ações muito simples podem gerar mais resultado.

Uma estratégia simples mas poderosa está aproximando ainda mais a empresa de seus clientes, através de um papo personalizado e pessoal, com o objetivo de responder a todos os seus questionamentos.

Video Mail consiste em responder os e-mails de seus clientes fez com um vídeo gravado diretamente pela empresa para responder a um determinado cliente. É muito simples! Basta gravar um vídeo respondendo o e-mail de maneira direta e personalizada, dizendo o nome da pessoa e a cidade onde mora, respondendo com atenção a dúvida do cliente e enviando este vídeo como resposta ao email recebido. Esta ação demonstra cuidado e atenção pelos clientes. Significa que a empresa tem tanta atenção pelo cliente que lhe responde de uma maneira única. O semblante da pessoa que recebe um vídeo mail como resposta de um e-mail às vezes se transforma, a pessoa passa a se sentir como uma pessoa mais importante, cria um elo positivo com seu cliente. Além disso, respondendo a um e-mail com um vídeo é muito mais fácil de demonstrar um determinado produto, mostrar como funciona ou como conserta. Podemos, através do vídeo dar uma dica para um cliente que está em dúvida se compra produto A ou produto B, ou também orientar uma possível compradora a respeito do melhor modelo de sapato que combina com tal vestido.

É possível explorar esta ferramenta não apenas via email, mas também como uma forma de responder aos seus clientes em suas redes sociais. Um exemplo interessante: O cliente faz uma pergunta a respeito de seu produto em sua página do Instagram ou do Facebook. Ao invés de responder da forma tradicional você grava um Vídeo mail, publica em sua página marcando a pessoa na legenda do vídeo e dizendo que está respondendo a sua dúvida. Existem Inúmeras possibilidades que podem ser utilizadas. Dependendo da quantidade não será possível criar um vídeo para responder a todas as perguntas, aí você escolhe as mais estratégicas e abrangente e grava um vídeo sobre elas.

Afinal de contas, o que é necessário para adotar o Vídeo Mail? Se temos um bom celular que grava vídeos então é só escolher um lugar bonito e muito bem iluminado e sem interferência sonora, virar a câmera para si, começar a filmar e responder ao seu cliente de uma maneira simpática e firme, demonstrando sempre domínio e conhecimento do assunto.

Confira abaixo 12 dicas arrasadoras para você sair na frente e começar a usar esta poderosa ferramenta de marketing.

  1. Aprenda a utilizar algum app de edição de vídeo em seu celular. Você terá que aprender o básico do básico- fazer cortes, Fade in e Fade out e inserção de legendas. Existem aplicativos específicos de Vídeo mail para download que facilitam muito e adiantam o processo.
  2. O ambiente de gravação precisa estar bem iluminado. Além disso, tenha atenção quanto ao cenário, que deve ser limpo e bem organizado. Deixe a câmera fixa para não tremer.
  3. Seja conciso e direto ao assunto. Diga o nome e a cidade de seu cliente e responda com atenção todas as suas dúvidas.
  4. Trajes adequados, uma boa dicção e uma boa imagem são indispensáveis.
  5. O local não pode ter interferências sonoras que atrapalhem a gravação;
  6. Crie um roteiro do que irá ser dito. Anote tudo o que irá falar e busque se lembrar dos pontos principais. Evite ficar lendo na hora da gravação, seja espontâneo, mas não se esqueça de responder todas as dúvidas mencionadas no email enviado pelo cliente..
  7. inicie a gravação aguarde três segundos em silêncio e inicie a falar e depois que acabar de falar pare de filmar. Edite o vídeo e corte estes três segundos  iniciais em seu app de edição de vídeo de uma maneira que não seja muito abrupta. Utilize legenda e Fade In e Fade Out caso fique interessante.
  8. No final do vídeo peça para seu cliente te seguir nas redes, passe as informações da empresa;
  9. Se as mensagens não forem particulares,  compartilhe seus Vídeos Mail em seu canal no Youtube e em suas redes sociais caso os vídeos também sirvam para ajudar outros clientes. Você também pode compartilhar os vídeos em suas páginas para gerar tráfego.
  10. No momento de enviar o email de resposta para o cliente anexe o arquivo que você acabou de gravar e editar. No corpo do e-mail peça para abrir o arquivo e assistir o vídeo com a resposta. Não se esqueça de agradecer.
  11. Crie uma vinheta para sua página ou empresa (Nós da Grude somos especializados em criação de vinhetas, nós criamos pra você!). Esta vinheta deverá ser colocada no final ou no início dos vídeos de resposta, para criar  e reforçar sua identidade.
  12. Aproveite que você está respondendo por vídeo e apresente tudo a respeito da demonstração do produto ou da resposta. Filme os detalhes do produto, mostre a melhor forma de uso, os possíveis problemas e soluções e solucione todas as dúvidas de seu cliente.

Responder um e-mail de seu cliente utilizando esta técnica de vídeo Mail é importantíssimo para o fortalecimento do relacionamento com o cliente. Um vídeo com um rosto humano é mil vezes mais amigável que um monte de palavras escritas. Voce pode utilizar este recurso inclusive com o Whattsapp, Instagram ou Facebook. Faz o cliente te se sentir especial e sempre interessado nas atividades da empresa. Com planejamento, um bom roteiro de tudo o que irá dizer, uma boa fala e a vontade de solucionar os problemas é possível cativar seus clientes, trazê-los mais para perto de sua empresa.

“Você é responsável por tudo o que cativa.” Antoine de Saint-Exupéry, O pequeno príncipe.

Siga @grudevideomkt no Instagram, dicas de Vídeo Marketing para seu negócio.

www.facebook.com/GrudeVideo

Confira um exemplo de Vídeo mail produzido por uma empresa dos Estados Unidos.