5 Tendências de vídeo marketing que vão bombar em 2018

5 Tendências de vídeo marketing que vão bombar em 2018

5 Tendências de Vídeo Marketing que vão bombar em 2018

O mundo passa pela maior revolução audiovisual de sua história. Que os vídeos vieram para dominar a internet todos nós já sabemos, e hoje viemos apresentar algumas tendências de vídeo marketing que irão bombar nas redes sociais em 2018. Facebook, Instagram e Youtube já se revelaram importantíssimos canais de comunicação com os clientes e quase todas as empresas já estão utilizando estas plataformas, assim como a maioria de seus clientes. Por isso, trouxemos estas 5 tendências de vídeo marketing para 2018 que vieram com tudo para chamar, encantar e prender a atenção de seus clientes. Pelo celular mesmo dá para trabalhar a maioria destes recursos (recomendamos um smartphone com uma boa câmera). Preferimos focar neste momento nestas 5 novas tendências, pois já são realidade nas redes sociais.  As grandes empresas já estão utilizando estes recursos e obtendo ótimos resultados, mas é preciso, antes de mais nada ter qualidade nos vídeos. Profissionalismo sempre. Além disso, cada passo de sua empresa nas redes sociais deve ser muito bem planejado, para que os resultados sejam melhores, para que as redes sociais sirvam para aumentar suas vendas, ao invés de provocar rejeição. Lembrem-se: Até 80% das pessoas se lembram de uma boa propaganda em vídeo que assistiu no último mês. O objetivo deste artigo é, além de apresentar as 5 tendências, orientar nossos leitores e seguidores sobre como utilizar estas ferramentas para impressionar seus clientes e aumentar suas vendas.

Então vamos lá:

Vídeo 360º

Os vídeos em 360º começaram a aparecer com mais frequência na internet a partir de 2017, e ainda permanecem únicos, pois a maioria das pessoas ainda não os utilizam. O que os tornam como uma tendência forte, pois é uma ótima novidade. Além disso, é possível ver detalhes que os vídeos comuns não conseguem mostrar. Um vídeo 360º em uma loja tem o potencial de deixar o cliente mais à vontade para interagir com a cena, conhecer melhor o interior de uma loja de roupas, por exemplo. Ou para fazer uma visita virtual a um apartamento que deseja comprar mas está em dúvida. O vídeo acontece, mas o espectador consegue controlar com o mouse o campo de visão que ele quer no momento.

Em 2018 os vídeos em 360º vão bombar, pois a interação e as imagens são um espetáculo. A popularidade dos vídeos em 360º aumentou muito, e os equipamentos ficaram muito mais baratos. Atualmente já é possível comprar uma câmera que filma em 4k e 360º por menos de 600 reais.

Vídeos ao Vivo

Embora já não ser uma novidade, os vídeos ao vivo já mostraram em 2017 um grande poder de comunicação e de engajamento do público. As “Lives”, como são comumente chamadas vieram para ficar! As grandes empresas estão investindo alto em estúdios para transmitirem as lives para seus clientes, Além das Stories, uma outra tendência forte que falaremos no próximo ponto, as lives estão atraindo um grande público, sendo um importantíssimo canal e comunicação ao vivo. Como nas TV`s, as lives atraem a atenção do público pela curiosidade e pela vontade de saber as infomações no momento que elas acontecem, por exemplo. A transmissão ao vivo do sorteio de brindes de uma empresa pode se tornar um interessante vídeo para atrair ainda mais a atenção de clientes, por exemplo. Ao contrário dos vídeos em 360º, as Lives não precisam de equipamento especial. Elas podem ser criadas a partir do celular.

Instagram Stories

O Stories do Instagram, recurso adicionado recentemente, já superou o Snapchat e conta com mais de 300 milhões de usuários ativos, em acessos diários. A cada dia surgem novos recursos para que as Stories fiquem mais atrativas.  Uma característica importante é que as Stories não poluem tanto  sua timeline nem incomodam tanto os usuários, aliás, quem gosta de abrir seu instagram e se deparar com 20 fotos seguidas de uma loja de roupas, por exemplo.  Os recursos Agrupar fotos e Stories reduziram esta poluição. Além disso, os Stories foram muito além.

Atualmente as lojas de roupas, calçados, restaurantes e outros ramos de negócio estão investindo maciçamente neste recurso. Inclusive o próprio Facebook já criou o recurso de anúncio patrocinado diretamente nas Stories. Não são todos os recursos que estão liberados para todos os usuários. Os links para páginas são restritos, e só podem  ser utilizados para Usuários famosos.

Com os Stories podemos fazer muitíssimas coisas: Filmar com recursos de zoom e efeitos sonoros, inserir links, anúncios patrocinados, paletas de cores, pause em vídeos, stickers coloridos, Selfie Stickers, atalhos e recurso “sem as mãos”, carinhas de gatinho e uma série de recursos engraçados. O que manda é a criatividade.

As empresas estão investindo cada vez mais em vídeo marketing para redes sociais porque sabem que é onde os clientes sempre estão. Mas atenção! Já passou a fase de postar material sem tratamento ou edição correta. As empresas que possuem um material diferenciado e de qualidade geralmente são as que mais se destacam. É comum, por exemplo, ver belas modelos trabalhando na divulgação das lojas apresentando dezenas de peças em seus Stories, já que se pode inserir várias fotografias e vídeos, enquanto na timeline são exibidos anúncios e posts mais focados, pois se você fizer vários posts com certeza será punido no ranking de apresentações. O Facebook irá impedir que os usuários fiquem vendo obrigatoriamente todas as suas postagens. É importante manter o bom senso, e saber que os clientes e amigos muito provavelmente não querem ver todo o estoque da loja todos os dias em sua Stories. Procure ser criativo e conciso.

Vídeos Quadrados (Erro muito comum que pode estragar sua postagem)

Um outro ponto importante para se perceber é a função do Instagram que torna os vídeos da postagem  quadrados (Square Aspect Ratio) ou retangulares na horizontal(16:9).  Este ponto é de grande importância, pois é um momento que você pode estragar sua postagem. Existem duas setinhas que definem se seu vídeo será quadrado ou retangular, estas setinhas aparecem logo no momento que você vai postar um vídeo. Se o vídeo estiver no formato horizontal, mas você, no momento da postagem não apertar a setinha pra redefinir a proporção do vídeo ele será publicado cortado dos dois lados. Vai estragar o vídeo e transparecer uma imagem de amadorismo. É preciso ter muito cuidado.

Os vídeos quadrados estão se tornando uma opção muito interessante, pois, se no momento da edição ele já for criado neste formato nossa postagem irá ganhar mais alguns milímetros de tela. Atualmente nós da Grude também criamos vídeos quadrados renderizados especialmente para Instagram e Facebook, só entrar em contato conosco que vamos criar uma série de vídeos profissionais que irá impressionar positivamente seus clientes e lhe trazer ótimos resultados.

Vídeos Móveis

Calcula-se que mais da metade das visualizações de vídeos no ano de 2017 vieram de dispositivos móveis. As empresas estão investindo em produção de vídeos específicos para celulares e tablets pois a tendência é aumentar esta porcentagem. A partir de 2018 é mais provável que uma pessoa esteja assistindo a um vídeo qualquer em um celular do que de desktops, e isso devemos levar em consideração se quisermos alcançar nossos clientes de uma forma mais profissional. Os vídeos para celulares precisam ser renderizados em formatos específicos para smartphone, senão o Instagram simplesmente comprime seu vídeo e o exibe, com uma perda de qualidade perceptível, o que transparece uma imagem de amadorismo. Quando o vídeo é voltado para whattsapp mas é em formato muito grande, com um arquivo de tamanho superior a 30mb algumas pessoas simplesmente não os carregam, pois pensam: É um vídeo longo. Os vídeos em formato para Whattsapp precisam ocupar pouco espaço, o que requer um trabalho diferenciado de renderizaçao no momento da edição  do vídeo.

Sabemos que um trabalho de vídeo marketing exige solidez, profissionalismo e uma técnica correta de trabalho. Notamos no Instagram que o público deixa de seguir uma empresa com muita facilidade, uma postagem mal planejada pode estar afastando seus clientes ao invés de aproximar. Não basta ficar postando vídeos nas redes, pois além de amolar os clientes você estará perdendo posições no ranking de buscas do Facebook. Estamos no ano de 2018, e basta analisar os resultados de uma empresa que utiliza o chamado “marketing caseiro” e comparar com as empresas que profissionalizaram o trabalho para constatar que profissionalismo no gerenciamento de marketing gera um aumento muito maior nas vendas e aumento na qualidade do relacionamento com o cliente.

O Trabalho da Grude é resolver e gerenciar toda a área de Redes Sociais com criatividade, cumprimento do planejamento e prazos acertados, e todo um trabalho focado no aumento das vendas e na aproximação com o cliente. Temos pacotes de Marketing digital com vídeos profissionais em 4k que saem muito mais em conta, uma ótima opção para gerenciamento de lojas, produção de vídeos para treinamentos, EAD, tutoriais e cursos.

Se você é do Vale do Aço é só entrar em contato conosco que agendaremos um horário para apresentar uma proposta de trabalho personalizada e focada para sua empresa. Grude, Vídeo Marketing e gerenciamento de redes sociais no Vale do Aço-MG, (31) 9 9925-3946, no Insta: @grudevideo

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.