Você sabia que utilizar vídeos em suas campanhas de marketing podem alavancar suas vendas em até 94%? Descubra neste artigo quais os principais benefícios ao gravar conteúdo em vídeos em suas campanhas de marketing digital.
Estamos em plena era dos vídeos, algo que a Grude já alerta em seu site desde 2017. Aliás, todas as previsões que fizemos aqui em nosso site, e em apresentações e reuniões com clientes se consolidaram antes do prazo previsto pelos maiores especialistas do ramo.
Juntamente com a popularização dos vídeos surgiram oportunidades diversas, como a modernização e adaptação das redes sociais, desenvolvendo estratégias de monetização e impulsionamento voltadas para a produção audiovisual, além do surgimento de novas redes sociais, agora exclusivas para a produção de vídeos, como, por exemplo, o TikTok, a Triller, a Kwai, entre outras várias plataformas, que possibilitam aos seus usuários utilizarem filtros e recursos cada vez mais modernos e divertidos.
Juntamente com as várias formas de se produzir e consumir vídeos, a cada hora surgem novas formas e possibilidades de alavancar sua empresa na internet, potencializando suas vendas.
O marketing digital lhe possibilita alcançar um público mais amplo, e, ao mesmo tempo, mais segmentado só seria possível com recursos do marketing tradicional (TV, revistas, jornais), e o melhor, gastando menos. Por estas e outras razões, como a sustentabilidade, muitas empresas que se consideram tradicionais se renderam ao marketing digital e à necessidade de gravar conteúdo, utilizando vídeos em suas estratégias.
Como gravar conteúdo e utilizar o poder dos Vídeos nas estratégias de Marketing Digital de seu negócio?
A utilização de vídeos é muito útil, pois não é necessariamente uma estratégia por si só; em vez disso, você pode usar o vídeo marketing como meio de várias táticas, conforme já mencionamos. Um tema ainda pouco abordado pela maioria das empresas é o SEO (Search Engine Optimization), que é, explicando basicamente, a adequação de suas plataformas digitais de modo que sejam indexadas, isto é, encontradas com maior facilidade por meio de buscadores de internet, como, por exemplo, o Google, YouTube, e também nas redes sociais.
Os vídeos podem e devem ser usados para elevar sua estratégia de SEO, e também em suas estratégias de e-mail marketing de seu site, mídias sociais (Instagram, Facebook, Tiktok), só para citar alguns.
As chamadas “estratégias de vídeo marketing” significam apenas incorporar vídeos de maneira planejada em seus projetos e estratégias de marketing digital.
Agora vamos conhecer algumas estratégias e formas de como os vídeos podem ser trabalhados em suas ações de marketing.
MARKETING DE CONTEÚDO E SEO (Search Engine Optimization)
Embora o marketing de conteúdo e o SEO não sejam o mesmo, estamos incluindo-os juntos aqui, pois os benefícios do vídeo para o marketing de conteúdo também englobam o SEO.
Em 2021, o vídeo passou a ser o principal recurso utilizado no marketing de conteúdo. No Relatório Marketing State 2020 da Hubspot, o vídeo foi o tipo de conteúdo de marketing mais utilizado, superando em muito os grandes favoritos de longa data, como e-mail marketing, blogs e infográficos.
Uma produção audiovisual pode ser utilizada em inúmeros lugares ao longo de um planejamento de marketing de conteúdo. Além disso, postar um vídeo também é marketing de conteúdo.
O marketing em vídeo é um subconjunto do marketing de conteúdo, e postar um vídeo é, em última análise, compartilhar novo conteúdo.
Todavia, um vídeo publicado também pode ser integrado com outros tipos de conteúdo. Uma das opções mais comumente utilizadas é a utilização de conteúdo audiovisual em um blog, ou em uma rede social.
E seu público com certeza irá gostar de assistir algo ao lado (ou no lugar) do conteúdo escrito. Uma vantagem além da captura da atenção do seu espectador é que desta maneira, os mecanismos e sites de busca tendem a recompensar postagens de texto e imagens integradas com vídeo com melhores classificações no ranking, e no posicionamento nos resultados dos buscadores.
MARKETING DE MÍDIAS SOCIAIS
Se você está atento ao cenário das mídias sociais nos últimos anos, provavelmente percebeu que praticamente todas as plataformas se voltaram para o vídeo. E se você acessou ou acompanhou o site da Grude nos anos de 2017 e 2018, também pode constatar que todas as nossas previsões a respeito desta migração, e do boom do vídeo na internet estavam corretas, inclusive constatando que a grande maioria de nossa estimativas foram superadas antes da data estabelecida pelas principais empresas de marketing no mundo.
Plataformas “mais antigas” como Facebook e Instagram introduziram novos recursos e ferramentas para publicação de vídeo, e muitas vezes priorizam e destacam o conteúdo de vídeo em seus algoritmos de ranqueamento.
Opções como o TikTok e o Reels do Instagram são as maiores expressões de conteúdo de vídeo envolvente nas redes sociais voltadas para smartphones atualmente.
O YouTube continua seu domínio do ambiente audiovisual online, mantendo-se como o segundo maior mecanismo de busca depois do Google. Em outras palavras: os primeiros lugares que o seu cliente irá procurar por um produto ou serviço será, primeiramente no Google, e após isso, no YouTube, a fim de descobrir informações relevantes, reviews ou opiniões de consumidores que já efetuaram tal compra. Pense nisso!
Isso significa que você deve publicar vídeos em suas redes sociais. E bons vídeos, por favor! É para isso que existe a Grude, para resolver esta sua deficiência, e consequentemente fazer você obter melhores resultados, lucrar mais e não ficar para trás, já que seus concorrentes já se atentaram a isto.
Caso você queira ver dados antes de ceder a esse conceito, te deixo algumas das várias estatísticas a respeito do poder dos vídeos nas redes sociais.
Em 2020, 15% de todo o conteúdo do Facebook era de vídeo. (Social Insider)
O YouTube substituiu o Facebook como a plataforma número 1 que afeta o comportamento do consumidor. (Animoto)
93% das marcas conseguiram um novo cliente devido a um vídeo nas mídias sociais. (Animoto)
Tweets com vídeo atraem 10x mais engajamentos do que Tweets sem vídeo. (X)
BENEFÍCIOS DO VÍDEO NO MARKETING DIGITAL
Além dos vários benefícios já mencionados, os vídeos oferecem inúmeros benefícios concretos para as empresas. Abaixo seguem alguns que você pode obter após lançar uma estratégia bem-sucedida de vídeo marketing.
Aumento do tráfego em seu site
Empresas que investem em marketing de vídeo estão mais propensas a aumentar o número de visitantes em seus sites.
Segundo a Wyzowl (Animated Explainer Video Company), 86% dos profissionais de marketing relatam que os vídeos os ajudaram a aumentar o tráfego para o site, e 83% dos profissionais de marketing dizem que o vídeo aumentou o tempo de permanência dos visitantes em seus sites.
Este é um dado estatístico de enorme importância, quando você considera o que significa trazer pessoas a mais para o seu site todos os dias, ou aumentar consideravelmente o tempo de permanência.
Geração e captação de Leads
A Wyzowl constatou que também 84% dos profissionais de marketing avaliam que bons vídeos os ajudaram a gerar leads de qualidade em seus sites.
E Leads são atualmente a joia da coroa do marketing de impulsionamento nas redes sociais. Cada lead é, em potencial, uma nova fonte de receita, uma possível nova venda para o seu negócio. O sucesso do vídeo marketing se deve à sua dinamicidade. Um vídeo bem produzido, utilizando técnicas corretas, é muito mais atrativo que uma postagem estática, você e seus clientes sabem disso. Por isso é preciso saber explorar para não desperdiçar a oportunidade.
Consciência de marca
O vídeo de produto ou serviço, é uma das ferramentas mais poderosas que os profissionais da área do marketing possuem em suas mãos para aumentar a conscientização de uma marca.
Veja bem: é improvável que um consumidor que não conhece e nunca ouviu falar de sua marca passe, à primeira vista, muito tempo lendo um texto simples de sua marca, ou até mesmo se engajando com um conteúdo baseado em texto ou imagem, ao menos que seja por uma indicação bem incisiva. De onde ele veio?
Por isso, para uma visita, mesmo que casual, alguns segundos de um vídeo bem produzido, inovador e que lhe desperte o interesse, é de grande valia para passar uma boa impressão, ou inclusive para o primeiro contato, pois é atraente e agradável e se alinha com a maneira como estamos preparados para consumir conteúdo online hoje.
Caso você consiga prender sua atenção além dos primeiros segundos de seus vídeos, melhor ainda; pois eles podem clicar no seu site, realizar uma compra, ou pelo menos seguir sua marca nas mídias sociais. E voltando mais vezes para conhecer o que de bom você tem a lhe oferecer.
Capturando sua atenção, há mais chances de fazer com que eles se lembrem do nome, produto ou até mesmo a área de atuação de sua marca no futuro. E sabemos que a conscientização é o primeiro passo para atrair um consumidor, e o vídeo é possivelmente a maneira mais fácil de fazer isso acontecer.
A melhor maneira de conseguir colocar em prática estas dicas, e este longo artigo, é contratando um profissional especializado, e a Grude® possui uma vasta experiência em produção de vídeos institucionais, corporativos e para campanhas de impulsionamento nas redes sociais. Contrate a Grude®, faça seu orçamento, agende uma visita, queremos fazer com que sua empresa venda mais!
Grude, vídeos que grudam!