Um conjunto de regras indispensáveis, que, se bem aplicadas, transformam seu projeto, proporcionando muito mais beleza e harmonia: a composição fotográfica, o básico do básico para quem deseja se tornar um fotógrafo ou Filmmaker!
Quando falamos a respeito de composição fotográfica, estamos nos referindo a um conjunto de fatores que proporcionam um grande impacto em seu próximo vídeo, regra seguida pelos principais diretores de cinema e fotógrafos do mundo!
Uma fotografia sem uma boa composição, não passa de elementos desordenados e desconexos em uma tela, que não conseguem dizer muita coisa, e quando ordenamos os elementos e passamos a seguir regras básicas, seu trabalho passa a fazer sentido, transmitir um sentimento, emoção. Com isso a fotografia passa a fazer sentido enquanto trabalho de arte.
Neste artigo vamos aprender mais a respeito deste tema que é considerado o ouro da produção audiovisual.
O que é composição fotográfica, e qual sua finalidade na cinematografia?
A composição fotográfica é uma das mais importantes ferramentas para a produção de imagens e está presente em todas as formas de mídia visual, incluindo o cinema e a fotografia, onde mais se destacam e conseguem produzir emoção imediata aos espectadores.
A maneira como os elementos visuais são colocados dentro do quadro é o que define o significado e o impacto emocional da imagem.
Composição é uma ferramenta fundamental para a realização de um filme, pois é ela que controla a organização da imagem na tela e ajuda a transmitir as mensagens e emoções desejadas pelo diretor.
É o processo de organizar os elementos visuais dentro do quadro para criar uma imagem significativa e impactante. Isso inclui a colocação de objetos, cores, formas e linhas, bem como o espaço em branco e o equilíbrio entre os elementos. O resultado é uma imagem coerente que transmite uma mensagem e evoca emoções no espectador.
Diferentes tipos de composição fotográfica foram desenvolvidos ao longo da história do cinema, e cada um tem suas características e funções específicas.
O uso adequado da composição pode tornar uma cena mais dramática, intensa, poética ou lúdica, por exemplo.
Existem diversos tipos de composição, como simetria, assimetria, diagonal, retangulares, horizontais, verticais, etc.
Além disso, existem regras de composição utilizadas para alcançar determinados objetivos, como a Proporção Áurea, regra dos terços, o Viés da Direita e o Viés da Esquerda, entre outras várias regras.
Vamos examinar alguns dos tipos mais utilizados de composição fotográfica e suas aplicações no cinema.
1. Regra dos terços, ou Grid 3×3
Esta regra se resume ao princípio básico de que as coisas parecem mais interessantes quando você coloca os pontos de interesse nos terços de seu quadro. Mas o que isto significa? Basicamente, qualquer um desses pontos com ênfase nos locais onde as linhas se cruzam. Vamos subdividir nossa área visível da tela em 9 partes, e se enquadrarmos nossos pontos de interesse em um destas interseções, conseguimos uma imagem mais agradável ao olhar.
A ideia por trás dessa regra é que a imagem fique mais equilibrada e harmônica se os elementos mais importantes da cena sejam posicionados nas linhas ou nas interseções delas.
Este grid é uma grade de 9 quadrados iguais, superposta à imagem. Ele permite posicionar os elementos da cena de forma apropriada, conforme as linhas imaginárias do grid, e evita composições desequilibradas. A regra dos terços, ou GRID 3×3, é especialmente útil inclusive para definir a linha dos olhos em takes mais fechados, e indispensável para alinhar as linhas do horizonte. e também é muito utilizado em takes com muitos elementos, como cenas de ação ou panorâmicas.
1. A Proporção Áurea e o retângulo de ouro: a perfeição divina!
A Proporção Áurea é simplesmente a manifestação da perfeição divina, conhecida inclusive como fórmula da perfeição de Deus na natureza. Ela tem sido aplicada há séculos e é uma técnica de composição usada na pintura, arquitetura, esculturas e mais recentemente aplicada no cinema, fotografia e design.
É considerada a fórmula de Deus, para muitos, a maior prova da existência de Deus. Tudo, absolutamente tudo no universo segue este padrão. Este padrão não foi criado por ninguém, simplesmente existe.
PARA ABORDAR OS FUNDAMENTOS DA PROPORÇÃO ÁUREA, PREPARAMOS UM ARTIGO ESPECIAL, CONFIRA AQUI NO SITE DA GRUDE!
Este artigo está sendo escrito de forma colaborativa, e será atualizado em breve. Acompanhe!