Por que o estilo de escrita é importante para o marketing de conteúdo?

Por que estilo?

Quando se trata de marketing eficaz, o estilo de escrita é importante – mas muitos profissionais de marketing o ignoram. Neste artigo vamos dar dicas de como aprimorar o estilo de escrita para o seu marketing.

Se eu apenas dissesse a palavra “estilo” para você fora do contexto deste site ou artigo, é provável que a primeira associação que você faça seja com “moda”. Curiosamente, quando pesquisei o significado de estilo em vários sites de moda, uma das definições mais comuns foi “uma forma de comunicação”. As roupas que você veste e a maneira como você veste algo enviam uma mensagem aos outros, esteja você consciente disso ou não, portanto, suponho que uma pessoa com estilo é aquela que, consciente e intencionalmente, cultiva uma mensagem sobre si mesma por meio de suas roupas e acessórios.

Isto também acontece com toda a comunicação, como escrita, áudio ou vídeo. O  estilo que você usa para sua mensagem é uma parte importante do processo persuasivo. É pelo menos tão importante, e em algumas situações mais, do que o conteúdo ou as ideias em si.

Para escrever, as escolhas estilísticas afetam amplas áreas, como:

  • Escolha de vocabulário
  • Nível de leitura
  • A “voz” do autor
  • Nível de formalidade
  • A aparência do texto (por exemplo, parágrafos curtos vs. longos, inclusão de imagens)

O objetivo de usar o estilo de forma eficaz para comunicações de marketing é combinar seu estilo com o público-alvo e, ao mesmo tempo, evitar a falta de autenticidade.

Estilo e impacto emocional

Experientes publicitários, entendem intuitivamente que um marketing eficaz atrai mais do que a mente racional. A psicologia moderna, embasada em pesquisas sobre o cérebro, confirmam que as emoções são muito mais responsáveis ​​pela maioria de nossas decisões do que as determinações lógicas.

Embora não seja um apelo direto ao lado emocional do cérebro, o estilo de escrita ajuda a estabelecer uma conexão sutil, que abre perspectivas para a persuasão e assimilação da mensagem. Muitas vezes, é apenas uma questão de evitar a rejeição inicial, por exemplo, um palestrante utilizando um terno de negócios vai enfrentar muito menos resistência de uma diretoria corporativa do que alguém em um terno de palhaço, ou simplesmente vestindo camisa regata e calça jeans. Da mesma forma, é claro que a pessoa de terno de palhaço pode ter mais sucesso em se comunicar com um grupo de crianças.

Fale a língua de seus clientes

Uma importante referência para cultivar um estilo de escrita eficaz no século XXI é “O senso do estilo”, mencionado pelo cientista cognitivo e autor Steven Pinker. Trata-se de uma variação de registro da escrita, voltado para compreender e suprir as necessidades de seus clientes. Pinker aplica as pesquisas mais recentes em linguística, neurociência e muito mais para romper as regras restritivas, pedantes e muitas vezes injustificadas dos guias de estilo do passado para se concentrar no que realmente funciona, sempre amparado por pesquisas e metodologia científica.

Entretando sua abordagem sobre o tema está longe de ser simplesmente utilitária. Ele acredita que a escrita eficaz é agradável e inspiradora.

Sendo assim, meras regras e restrições de uso ignoram a fluidez da linguagem. Os humanos e suas culturas estão em constante evolução, e as linguagens evoluem simultaneamente. Pinker está mais preocupado com a prosa fazer uma conexão genuína com o leitor do que ser “correta”. Busca o vínculo com o leitor.

Por que o estilo de redação é tão importante para o marketing?

O estilo correto para a situação ganha a confiança do leitor. Embora poucos leitores ou ouvintes o articulem, uma linguagem desleixada ou inadequada é a principal razão para rejeitar uma mensagem. Ter um estilo adequado para o público-alvo, mostra que você os respeita, compreende, e “fala a mesma língua”. Ele reduz suas barreiras naturais de resistência ao marketing.

O estilo certo ultrapassa a divisão escritor-receptor. Um dos fundamentos da teoria da comunicação é que sempre há um transmissor e um receptor, mas nenhuma comunicação ocorre a menos que, no final, o receptor tenha em mente uma concepção semelhante à que o transmissor pretendia enviar. O estilo errado introduz estática na transmissão que pode fazer com que a mensagem seja decodificada incorretamente ou rejeitada por completo.

O estilo certo adiciona beleza ao mundo. Parece um objetivo estranho para uma mensagem de marketing. Mas pense por que a arte tem tanto apelo. Uma grande obra de arte corta a banalidade da vida e nos faz notar. Melhor ainda, faz com que pensemos de forma diferente sobre o mundo. Em um sentido muito real, o objetivo de um profissional de marketing é “mudar o mundo” dos clientes em potencial, abrindo-os para considerar uma abordagem, solução, conveniência ou ferramenta que tornaria suas vidas diferentes e vislumbrar o mundo melhor que resultará .

O estilo é onde a ciência do marketing encontra o marketing como uma arte e cria a magia que leva às vendas.

Um estilo de escrita adequado proporciona leveza e facilita a assimilação

Cultivar um senso de estilo para seu marketing

O livro de Pinker auxilia seus leitores a aprimorarem o estilo de escrita e interlocução. Veja como alguns de seus pontos se aplicam à nossa redação de marketing:

• Seja um bom leitor. Os melhores escritores não são apenas leitores ávidos – eles são  leitores engajados . Ou seja, aprenderam a prestar atenção ao que funciona na escrita de outras pessoas que admiram. Enquanto lêem e se divertem escrevendo, ficam com um olho espiando por trás da cortina com uma visão crítica, para observar e descobrir como, e por quê fazem o que estão fazendo, e da forma que estão fazendo.

Os profissionais de marketing devem analisar constantemente as mensagens de marketing que mais os atraem, observando como o uso da linguagem, o tom, o humor etc. Isto faz com que a mensagem dê o clique, faz com que a ficha caia.

• Visualize o mundo que você deseja criar. Lembre-se do que eu disse acima: a comunicação eficaz acontece quando o receptor da mensagem entra, até certo ponto, no mundo do transmissor da mensagem, ou pelo menos no mundo que ele almeja alcançar.

O fascínio interminável de milhões de leitores e espectadores por “O Senhor dos Anéis” ou “Game of Thrones” tem muito a ver com a capacidade de seus escritores em atraí-los para um mundo que antes só existia na mente do autor. Como profissional de marketing, procure em seus textos criar um mundo no qual seus clientes em potencial queiram habitar e se vejam vivendo.

• Cuidado com a maldição do conhecimento. A “maldição do conhecimento” é a incapacidade de entender como é para alguém não sabe o que você sabe. Em outras palavras, quando você conhece algo profunda e apaixonadamente (seus produtos ou serviços, por exemplo, e como eles atendem às necessidades e resolvem problemas), é fácil presumir que todas as outras pessoas já se sentem como você e verão automaticamente a necessidade de o que você está vendendo. Eles não querem, e eles não vão.

Um anúncio criativo custa mais barato que um anúncio convencional.

Everton Bragança, Grude
Pratique a escrita e leia as anúncios publicitários buscando sempre compreender o estilo e liguagem do autor

Você tem que cultivar a habilidade de ver as coisas com os olhos de alguém que (até agora) não poderia se importar menos com o que você está oferecendo, e moldar suas mensagens para preencher essa lacuna, para ajudar seus clientes em potencial a trilharem o mesmo caminho que trouxe você para suas paixões presentes.

• Construa conexões de coerência. Não fique tão atolado nos detalhes individuais de sua mensagem a ponto de falhar em conectar os pontos para seus leitores. Lembre-se sempre de que ninguém  precisa  ler sua mensagem de marketing.

Descreva os detalhes que você deseja transmitir e planeje como eles se conectam para atrair o leitor e mantê-lo envolvido. É preciso prender o leitor à sua mensagem. Pense em expressões mais adequadas, e certifique-se de que todas as suas ações trabalhem juntas em direção ao objetivo de onde você deseja que seu cliente em potencial chegue, seja realizar uma compra, aluguel de um determinado produto ou serviço, ou simplesmente a uma interação produtiva, que venha gerar negócios futuros.

Um dos principais desafios de nossa profissão é também uma de suas alegrias mais profundas, e recompensas mais satisfatórias. O desafio é superar a resistência natural e o curto espaço de atenção de seus clientes em potencial de marketing, para que sejam atraídos para o mundo que você deseja que vivam, o mundo em que veem suas vidas como melhores, divertidas ou mais produtivas porque têm tudo o que você está tentando vender. Solucionar As dores de seus clientes, mesmo que os mesmos não saibam que possuem esta dor.

Este desafio da redação também é a maior alegria e recompensa para um redator de marketing porque, ao contrário de outros redatores, recebemos um feedback muito rápido sobre a eficácia de nossas mensagens. Um romancista pode passar anos escrevendo, depois mais anos esperando por edições, publicação e promoção. Nós, profissionais de marketing, sabemos muito rapidamente o que funciona e o que não funciona em nossos mercados-alvo e podemos nos ajustar imediatamente para ser mais eficazes.

Pense no estilo que você incorpora em sua redação de marketing e o que você pode fazer melhor para construir essa ponte para seus leitores que os transforma em clientes.

Grude. É para grudar!

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