Introdução
A fotografia é um dos mais importantes aspectos dentro da sétima arte, função responsável por construir toda a estética em um filme, e que consequentemente responsável pela lembrança de um filme por todos os espectadores, no que refere-se à imagética. No entanto, a função do diretor de fotografia continua a ser uma das menos conhecidas de tudo o que um filme envolve, sendo constantemente relegada a um segundo plano.
Por isso, decide-se analisar o trabalho de um cinegrafista visando avaliar as técnicas por ele utilizadas, e desta forma compreender o filme como um meio expressivo, e, portanto, comunicativo, permitindo que as emoções possam ser transmitidas e canalizadas através da composição.
Embora seja um dos aspectos indispensáveis para quem deseja aprender cinema, pela sua importância na indústria cinematográfica, este processo de inovação tecnológica ainda é uma tarefa imperceptível e pouco conhecida.
Atualmente ocorrem alguns eventos que comprovam que a função do diretor de fotografia em um filme está a tornar-se cada vez mais importante, o que é uma vantagem, pois desta forma, a sétima arte evolui com maior identidade, e o processo de transmissão de sentimentos e emoções fica mais evidente, visível, agregando maior sentido ao roteiro e ao objetivo que se deseja alcançar.
Enfim, a arte de fato tem potencial transformador quando trabalhada em sua amplitude técnica e composicional. Alguns dos mais renomados nomes da fotografia cinematográfica da atualidade defendem a direção de fotografia como uma representação do cinema em si. Pode-se afirmar que elementos como roteiro, juntamente com a fotografia e a montagem, são o coração do filme.
O diretor de fotografia deve trabalhar em conjunto com o diretor de arte, contribuindo para a beleza, identidade e harmonia do filme. Seus papéis se complementam. Temos em nosso site um guia bem completo a respeito do trabalho do diretor de arte, e o papel da direção de arte em vídeos de casamento. Clique aqui para ler o artigo e aprender mais, vale muito a pena.
Quais são as funções de um diretor de fotografia?
O diretor de fotografia é responsável pela estética visual, pelo desenho de cada cena, no sentido de construir uma identidade visual ao filme. Em termos gerais, é ele o responsável pelo desenho do filme, ou seja, é o diretor de fotografia que fará com que o filme tenha uma cara.
A fim de exemplificar, assista ao filme “1917”, um filme em plano sequência absurdamente bem produzido, sendo dirigido por Sam Mendes e tendo como diretor de fotografia Roger Deakins (Blade Runner 2049) que fez um planejamento espetacular para que o filme pudesse ser rodado dando a impressão gravado em apenas um take único, sem nenhum corte.
Todo o visual do filme, o look, a ambientação, as cores, e a impressão que fora gravado em tempo real, tendo o relógio na contagem regressiva como uma constante, elementos que elevam um filme plano sequência a um patamar de dificuldade extrema.
Retornando ao objetivo deste artigo, seguem algumas dicas práticas da função do diretor de fotografia:
Na pré-produção
- Visite a locação onde será produzido o filme com antecedência, descrevendo toda a ambientação em um relatório, como luz, lentes que serão utilizadas, tamanho do local, e tente compreender o propósito do roteirista e do diretor do filme no qual se irá trabalhar, para que o filme retrate com maior fidelidade o sentido do roteiro, para que o filme venha se tornar uma realidade através da câmera. O mais complicado disso tudo é recriar as ideias que uma outra pessoa escreveu. O problema é que o roteiro não revela o estilo da fotografia de um filme, é apenas um guia, e em um roteiro profissional, nem sequer haverá o enquadramento desejado. A função do fotógrafo é gravar o clima desejado da imagem na cena.
Na produção:
- Composição, enquadramento dos takes e cenas, escolher a posição dos personagens em cada cena, e é claro, sempre em comum acordo com o diretor do filme.
- Deve-se saber compor um quadro.
- Iluminação: definir a iluminação ideal para cada cena (escolhendo cada equipamento, posição e direção dos holofotes, com seus efeitos, contrastes, sua intensidade, luminância, crominância,) mediante o objetivo que se deseja alcançar ou transmitir, sempre de acordo com o roteiro, e sob a supervisão do diretor.
- Câmeras: o fotógrafo se torna responsável pela equipe de câmeras, tanto nos quesitos humanos quanto técnicos.
Na pós produção:
- Supervisionar a decupagem e montagem, avaliar a colorimetria, balanço de branco, look do filme, verificar efeitos especiais encomendados para o filme.
“O diretor de fotografia também é autor”( Cortés-Selva, 2020). Deve estar atento aos mínimos detalhes, sendo capaz de ter amplo domínio da linguagem audiovisual e cinematográfica.
É responsável diretamente pela imagem do filme, deve saber compor a cena, a iluminação, colorimetria, luminância, e além disso deve ser um ávido frequentador de salas de cinema, pois a cada filme assistido com um olhar de diretor de fotografia, mais a imaginação revela um leque de possibilidades de construção de um filme inesquecível.