Hoje vamos apresentar os 8Ps do Marketing Digital. O objetivo deste artigo é explorar de forma colaborativa as melhores ferramentas que a internet oferece ao mercado, visando estabelecer o que é feito de forma empírica por parte das empresas. Esta metodologia é bem fácil de ser aplicada, pois, define estrategicamente os pontos que devem ser observados e aplicados.
1. Pesquisa
O primeiro item de enorme importância que compõe os 8P’s do Marketing Digital é a Pesquisa. Etapa em que é necessário analisar os hábitos do usuário e definir o público alvo, mapear o público a ser trabalhado, as pessoas que manifestam o interesse em seus produtos ou serviços, sejam eles quais forem.
Na fase de pesquisa também serão levantadas as necessidades, interesses do público alvo, por meio de blogs, enquetes, redes sociais, pesquisas diversas, fóruns.
Além destes pontos de grande importância, não podemos nos esquecer de estudar sua concorrência, inclusive o que seus consumidores estão dizendo e comentando a respeito nas mais diversas plataformas digitais.
Lembre-se: qualquer pesquisa é melhor do que nenhuma pesquisa.
Diagnosticar o perfil de seu público, seu consumidor em relação às suas buscas, o que chamamos de Persona.
2. Planejamento
Etapa em que se cria um plano de marketing ideal para o público interessado em sua produção, direcionado para este público.
Nesta fase são definidas as etapas primordiais do projeto, com as partes envolvidas e diretrizes adotadas. O planejamento deve ser discutido com a equipe, aprovado e validado. Mesmo que ocorram adaptações e mudanças, o foco deve ser mantido.
3. Produção
Nesta fase iremos colocar o plano em ação, em conteúdo tático, para que a promoção seja utilizada e aproveitada por todos, produzindo todo o material. É desenvolvido desde o escopo da comunicação digital até o layout, os criativos, o copywriting e o conteúdo da campanha.
4. Publicação
Fase da publicação nas plataformas digitais, sempre segundo os critérios de otimização do Google, e utilizando as técnicas persuasivas para o consumidor, desde o copywriting, até a escolha correta do público no momento da publicação ou impulsionamento da campanha, o que veremos no próximo ponto.
A publicação de conteúdo é dividido em 3 fases, que são:
- Conteúdo Institucional, antes da publicação do site (conteúdo persuasivo voltado para vendas, sites institucionais);
- Publicação de conteúdo em sites terceiros, como, por exemplo, o YouTube, Instagram, Slideshare, entre outros;
- Publicação contínua de conteúdo, item importantíssimo para melhorar e/ou manter o bom posicionamento no Google, ou para gerar tráfego nas redes sociais.
5. Promoção
São as ações planejadas para a ampliação da divulgação de sua empresa, produto ou marca, sempre tendo um objetivo pré-determinado, com base em um criterioso planejamento. Um dos objetivos possíveis é uma campanha de lançamento de um produto, por exemplo, para gerar um burburinho no mercado.
Estas ações são ferramentas muito úteis para a geração de resultado, de venda em um curto período, e com credibilidade.
6. Propagação
A partir do momento que a empresa gera conteúdo de valor para seu público foco (gerado no 4ºP), e promoções (5ºP), é importante não deixar a “poeira abaixar”, e aproveitar este movimento tático propagando em fóruns, redes sociais, blogs, e no máximo de ambientes que possam ser estratégicos. Estar presente e ser visto pelo seu público onde ele estiver.
A partir do momento que seu consumidor passa, a partir destas ações, a defender e a divulgar com seus amigos, é um excelente sinal que sua campanha está obtendo sucesso, já que seu consumidor está se tornando mais um “vendedor” de sua marca.
E sabemos que a indicação de pessoa para pessoa é uma das mais eficazes formas de sucesso em uma campanha de marketing.
7. Personalização
Além de ocupar o espaço nas diversas redes sociais sob as diversas ações práticas de nossa campanha, é importante também ocupar inclusive a caixa de email de seu possível cliente, por meio de uma Newsletter ou email marketing.
Por isso é importante ter o contato de seus clientes, fidelizar seu público, e gerar inclusive um marketing de relacionamento, o quanto mais personalizado possível.
8. Precisão
Este 8º item que compõe os 8P’s do Marketing Digital busca comprovar que sua campanha atingiu os resultados planejados e esperados, baseando-se nas pesquisas executadas na primeira fase da campanha (1ºP).
Uma das maiores vantagens da internet é a possibilidade de mensuração dos resultados alcançados por meio de relatórios detalhados, sendo possível um maior aproveitamento de recursos e uma enorme oportunidade de ajustes, a fim de se aprimorar e se obter os melhores resultados. Também nos permite conhecer melhor nosso público-alvo, e a cada rodada realizar ajustes, e otimizar cada um dos P’s e nossa jornada.
Sistematizando os 8ps do marketing digital – Conclusão
Tão importante quando uma correta execução destas etapas, é a geração de relatórios mensais de posicionamento, com o alcance, capital investido, número de seguidores, vendas realizadas, comentários positivos e negativos, e assim traçar novas estratégias. Viu como é legal e extremamente útil compreender os 8ps do Marketing Digital?