Coloque em sua cabeça de uma vez por todas: patrocinar sorteio no Instagram é uma baita de uma furada! Pelo menos da forma que sempre foi feito.
Ainda hoje, é comum encontrarmos nas redes sociais, principalmente no Instagram e Facebook, sorteios dos mais diversos, prometendo prêmios em dinheiro, produtos e até mesmo carros. Estas promoções muitas vezes são promovidas por digitais influencers e por meio de impulsionamento de anúncios, o que, pelo menos teoricamente, deveriam ampliar a influência e presença das empresas parceiras que patrocinam tais sorteios, conquistando mais seguidores, e assim transmitir aos seus clientes possíveis uma impressão de “empresa boa para se comprar”.
Porém, a maioria das lojas e empresas que apostam em tal estratégia nos relatam que não conseguiram alcançar o retorno almejado, e quanto aos usuários, muitos dos que vieram pelo sorteio, foram embora com a mesma velocidade. Por que isso acontece? Existe uma forma para atenuar isso, adotando estratégias mais assertivas?
Saiba que há como evitar este problema, tomando cuidado, e adotando medidas simples, porém eficazes.
Afinal, por que patrocinar sorteio no Instagram não dá o retorno esperado?
Já está provado que realizar sorteio no Instagram não é a estratégia mais apropriada para se construir uma identidade de sua marca, tampouco para alavancar suas vendas. Vamos listar aqui alguns motivos que infelizmente levam ao empreendedor recorrer a este recurso, além de soluções para evitar este tipo de situação. Primeiramente veja os possíveis motivos:
1. Estratégia de influência
Algumas pessoas conhecidas na sociedade, e alguns digitais influencers, muitas vezes por inexperiência, ou pela ânsia de ganhar cada vez mais seguidores e dinheiro, passam a oferecer sua imagem para a realização de sorteios diversos, tendo em vista e seu próprio engajamento. Por isto, alguns destes profissionais passam a realizar sorteios de diferentes formas, entre elas: a criação de um Instagram específico para o sorteio, pedindo aos usuários para seguirem todas as empresas parceiras (já houve sorteios com mais de 50 empresas). Esta estratégia pode acarretar bloqueio de perfis, devido à quantidade de seguidas imediatas. Um erro grave, porém ainda comum, que prejudica os patrocinadores.
Este não é o principal dos problemas, já que estas contas específicas criadas podem se transformar em um perfil que posteriormente pode ser usado por um novo cliente, bastando que os nomes, fotos e descrições sejam mudados. Algumas pessoas inclusive vendem estes novos perfis, por já estarem com uma quantidade significativa de seguidores.
“Quem vem pelo preço, pelo preço vai.”
Grude
2. Quem vem apenas pelo sorteio no Instagram, vai embora logo depois!
Um dos maiores erros das empresas ao patrocinarem um sorteio, é crerem que irão conseguir reter seus novos seguidores. Muitas vezes, os novos seguidores vão embora logo após os sorteios, já que o que lhes interessavam não está mais disponível. Alguns também só ficam enquanto esperam um novo sorteio, e o engajamento com sua marca perde com isso, já que não são clientes em potencial, são pessoas aguardando um sorteio.
3. Erro de segmentação e de nicho: o barato que sai caro, ou o caro que sai mais caro ainda?
Quando uma empresa promove um sorteio nas redes sociais, atrai pessoas de todos os perfis e interesses, e que não vieram por estarem interessados nos serviços que sua empresa presta. Ex: uma jovem de 15 anos passa a seguir uma empresa de autopeças para tratores, devido ao sorteio. Qual será o resultado possível? Provavelmente esta mesma pessoa após o sorteio nunca irá comprar nenhum produto em sua loja, e irá simplesmente ignorar seu perfil. Ou então, após ela ver alguma outra postagem após a realização do sorteio, irá simplesmente ir embora, como foi mencionado no item acima.
O pior nisso tudo é a ilusão de que quantidade de perfis, mesmo vindos por meio de um sorteio ou pela compra de seguidores, irá resultar em venda. Reforçamos, o Instagram pode ser uma poderosa ferramenta de vendas, mas quantidade de seguidores não significa quantidade de pedidos de seu produto ou serviço.
Quando uma pessoa toma a decisão de seguir sua empresa, é porque você oferece a ela conteúdo, produtos, ou serviços que lhe agradam, e qualquer outra forma de insuflar este processo, acarretará gastos desnecessários, ilusão e principalmente frustração.
E se ostentar seguidores for apenas uma forma de alimentar seu ego? Entre ter milhares de seguidores que não se interessam por seu produto e estão ali por acaso sem nunca comprar nada e apenas devido a uma barganha, lhe asseguro que é mil vezes melhor ter 1000 seguidores que sejam clientes, que estão ali simplesmente porque o conteúdo que você produz lhes interessa e os ajudam a na tomada de decisões, e que se transformam em seus clientes, veem seu post e perguntam o preço de algum de seus produtos, e principalmente, os que se dispõem a sair de suas casas e ir até sua loja comprar o que viu você publicando em suas redes.
Calcule: quanto custa cada um destes seguidores?
Um fator relevante para verificar a viabilidade de patrocínio de um sorteio no Instagram ou Facebook, é o fator de cálculo de custo médio por seguidor.
Por exemplo, se uma empresa investe no total R$ 1.500,00 em um sorteio, e este sorteio atraiu 2000 seguidores, porém após 1 mês 500 foram embora, então, possivelmente cada seguidor lhe custou R$ 1,00.
Imagina se sua empresa foca este recurso para outras formas de campanhas de impulsionamento, utilizando estratégias de gestão de tráfego especializadas na geração de resultados, qual lhe trará melhores resultados?
É claro que para este cálculo, devemos saber em média quantos seguidores seu perfil atraiu por mês nos últimos 3 meses. Em suma, a realização de sorteios sem planejamento pode ser tão ruim quanto comprar seguidores.
Compare também, em um cálculo ainda mais simples, a média de curtidas que suas postagens tinham antes do sorteio, e após a realização do mesmo. Desta forma saberemos melhor quantos seguidores vieram, quantos ficaram, e quantos foram embora.
É claro, que este é apenas o cálculo do número de seguidores, o cálculo de usuários engajados que se tornam clientes de sua empresa é um tanto mais complexo. Resumindo: será que seu patrocínio está capitalizando, isto é, retornando realmente para você? Ou para quem te prometeu resultados milagrosos? Quem de fato saiu no lucro?
Então não é bom realizar sorteios pelo Instagram?
Não é isto. Os sorteios podem ser realizados, desde que bem planejados, com uma ação pensada. O papel dos influenciadores podem trazer bons resultados para as empresas, sim, a questão não é o sorteio em si que é prejudicial, muito menos o papel dos influenciadores digitais, pois há muitos que realmente podem ajudar as empresas.
Sorteios podem ser realizados, sim, mas não devem ser as únicas ações de marketing, não podem ser vistos como salvadores da pátria. Desde que seja entre empresas do mesmo ramo, influenciadores identificados com o setor e com os produtos que você oferece, e principalmente voltado para públicos do mesmo nicho, os sorteios destinados ao aumento da quantidade de seguidores podem ser um recurso interessante e atrativo.
Lembre-se: aquele esquema: “Siga a página, marque um amigo nos comentários” é uma baita furada!
Dica de ouro: conteúdo é diamante!
Foque em produção de conteúdos que venham agregar e facilitar a vida de seus clientes. Os maiores casos de sucesso em vendas por meio das redes sociais vem pela produção de conteúdos que você oferece. Quem se torna autoridade em qualquer assunto, conquistará mais pessoas. Esta é a chave.
Por isso, qualifique sua audiência, pois é muito melhor e sai muito mais barato. Uma frase que nós da Grude temos como lema é: “Um marketing criativo é muito mais barato que um marketing convencional”.
Resumindo: conteúdo de qualidade é a forma mais barata de marketing atualmente. Torne-se autoridade, para se tornar referência no seu meio!
Grude! Grude em seus clientes!