Pré-produção: você sabe quais itens são fundamentais para produzir um filme?

Conheça os bastidores para não comprometer seu projeto!

Antes de começar a filmar você precisa ter um planejamento, para que nenhum detalhe seja esquecido ou inviabilizado em sua pré produção.

Imagine uma peça de teatro, onde os próprios atores ao invés de entrarem no palco para representar, um corra para fazer a luz, outro saia de cena para baixar o cenário, e um terceiro vá até a mesa de som para colocar a trilha sonora? Com certeza, as chances da peça não ser encenada perfeitamente será grande, e o potencial de cada ator com certeza será prejudicado.

Um ator não deve desempenhar um outro papel no momento da execução da peça, simplesmente pelo fato de não ter uma equipe responsável para outras funções, afinal de contas ele está ali para encenar seu texto dando o máximo de si, para que tudo seja perfeito. 

Em um set de filmagem não é diferente. Toda a equipe deve estar alinhada ao máximo, para que o processo que antecede a filmagem saia perfeito, e isto vale para todas as produções, seja para um curta metragem, documentário, ou um longa.

A organização de trabalho deve ser coletiva, com cada membro da equipe desempenhando seu papel de forma responsável e profissional. Atrasos ou desorganização geram falhas evitáveis no andamento da produção, o que provavelmente irá influenciar a qualidade do resultado, inclusive acarretando despesas adicionais indesejadas, como mais diárias na locação e equipamentos, cachê de profissionais. Ou seja: prejuízo, perda de qualidade e atraso na entrega do filme pronto.

3 passos que devemos seguir antes da filmagem!

Segundo Serginho Clemente, ator, roteirista e cineasta, existem etapas muito importantes que devem ser observadas antes mesmo da Pré produção. São elas:

  • Desenvolvimento;
  • Preparação;
  • Pré-produção.

Na fase de desenvolvimento devem ser tratados aspectos ligados ao roteiro, onde trabalhamos os personagens que serão retratados, a história a ser contada e o rumo da obra, que será o “esqueleto” do que virá pela frente. “O roteiro é tão ou mais importante que o filme. Aliás, é o próprio filme. É uma etapa delicada e cheia de detalhes que dá a direção até o desfecho final”, afirma.

Na preparação é escolhida a equipe geral (atores, maquiadores, operadores de câmera, técnicos de luz e diretores), equipamentos (câmeras, lentes, equipamentos de captação de áudio e luz), as locações (internas e externas). Feitas estas definições, é hora de partir para a escolha do elenco e figurantes, caso tenha.

A fase de preparação também pode ser considerada como pré produção, mas vamos abordar a pré como a fase da mão à obra, em que questões logísticas serão determinadas a partir do diretor de produção, ou produtor, como também é chamado. 

Este profissional é responsável por todo o andamento, para que não falte nada: alimentação do casting, transporte, objetos de cena, cenários, locação, aluguéis de equipamentos, instalação da base de produção, entre outras várias tarefas.

Este profissional é responsável por toda a organização no set, garantindo que nada sai do controle, que nada fuja do planejado, para garantir que o filme aconteça.

O diretor do filme, juntamente com o diretor de fotografia definem as cenas do seu filme, planos de enquadramento, composição, ambientes e todas as sequências de maneira geral. Esta etapa engloba os itens de cena que serão usados na filmagem, sempre amparado pelo produtor.

A equipe técnica conta com o produtor, produtor musical, assistente de direção, continuista, assistente de câmera, diretor de fotografia, operador de microfone boom (microfone direcional usado em cinema/TV) que capta o som apenas da direção que você apontar de maneira bem natural.

A produção de um grande filme é normalmente subdividida entre o produtor, produtor executivo, além dos já mencionados anteriormente, como o responsável pela trilha sonora do filme, entre outros. O produtor é aquele que paga o filme na pessoa física ou jurídica, e cuida da estrutura para o bom andamento dos trabalhos. O executivo administra o filme. Elabora o projeto de venda, orçamento e todo o cronograma de gastos, fica responsável pela finalização e distribuição.

Um bom filme é composto de vários detalhes Não dá para avaliar uma boa produção apenas pelo figurino ou pela montagem

Um bom filme não é só feito de “roupinhas bonitas”

Uma das funções do figurino e objetos de cena é definir os personagens e trazer uma carga de interpretação, emoção e movimento na representação. O figurino cria tendências, algumas vezes padrões e geralmente são peças ou acessórios muito marcantes, e por isso devem ser bem pensados.

Muitas vezes o que faz sucesso na tela dita um comportamento visual fora dela. Um exemplo é o filme Flashdance exibido nos ano 80 onde a protagonista Alex, interpretada pela atriz Jennifer Beals usava polainas e bodys (uma espécie de collant) que virou febre nas academias de dança na época.

A indústria da moda aproveita este caminho para disseminar suas roupas ou acessórios, seja no mundo “fashion” ou no cotidiano. O glamour de uma peça usada no cinema ao alcance do grande público traz proximidade e sem dúvida uma mudança comportamental.

O figurino colabora para a criação da personagem, em contrapartida trabalha com a imaginação de quem assiste ao filme.

Você sabe o que é Casting? Muitos atribuem o nome somente à imagem de modelos ou manequins. Saiba que sem ele não há filme.

A palavra deriva de Cast e quase nenhum projeto cinematográfico pode ser realizado sem ele. O Casting é o elenco que vai compor o filme, é a seleção dos atores e atrizes para a gravação. A pessoa responsável por este recrutamento é o diretor de elenco.  

O ator escolhido para o filme normalmente possui formação teatral, ou de cursos técnicos reconhecidos, os quais emitem o registro da profissão chamado DRT, entregue pelo Ministério do Trabalho, embora vários filmes tiveram excelentes experiências ao utilizar como atores pessoas sem nenhuma formação na área, como por exemplo no filme “Cidade de Deus”, um grande clássico do cinema nacional. Hoje em dia existem muitas oficinas de teatro que ministram cursos de interpretação.

Dentro deste universo cinematográfico, temos a presença dos FIGURANTES, que vão dar movimento à filmagem. Em uma cena dentro de um restaurante, em um escritório, é necessário que tenham mais pessoas ali para que a tomada de imagem fique natural, e ter noção básica de interpretação ajuda na ação da cena. São os anônimos, pessoas que passam e transitam durante a cena, mas que estão trabalhando também e devem receber seu cachê de figurante, e esta tarefa de calcular o valor total das despesas e pagar, é de responsabilidade do produtor.

Um elenco integrado, responsável e competente faz toda a diferença na hora da filmagem. A escolha certa da produção, da equipe, dos atores e todos os demais profissionais são um dos diferenciais  para o sucesso do filme, pois o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e o público também.

Por onde devo começar meu orçamento?

Quando o assunto é dinheiro tudo muda de figura. O tão sonhado sucesso de bilheteria pode muitas vezes não chegar, e a decepção pode ser grande. Sendo assim nada mais seguro do que colocar tudo na ponta do lápis bem antes.

A indústria do cinema movimenta bilhões por ano, e com a chegada do Streaming que só em 2019 através de uma plataforma arrebatou 167 milhões de assinantes a concorrência só tende a aumentar. O orçamento precisa ser bem elaborado, pois irá prever os custos de todas as fases do projeto, desde a Pré produção ao lançamento. Se algo falhar você vai descobrir que teve prejuízo, e seu projeto pode ir por água abaixo.

A ANCINE disponibiliza um modelo padrão que pode ajudar e muito nesta tarefa, caso você não saiba por onde começar. Atenção para os itens que se aplicam ao projeto e mão na massa!

Detalhes como valor de contrapartida e limites a serem apresentados no orçamento necessitam de muita atenção. Para obras de curta e média metragem, existe um modelo que se chama orçamento detalhado, onde você vai colocar o gasto de todas as etapas ou fases do processo.

Elaborar um orçamento o mais estruturado possível, é ter segurança para levar o projeto a campo. Isso irá ajudá-lo a manter a sua produção saudável e sob controle, para aquele clássico do cinema que você irá conseguir executar com estas dicas! Grude, vídeos que grudam!

Posts Relacionados
Deixe uma Resposta
× Fale com um Especialista!